Quando não se aprende algo que lhe não é interessante, pensa-se sempre que seu mundo é limitado. Quando suspeita-se que pode-se aprender esse algo, o interesse aumenta e as possibilidades de construir sua aprendizagem tornam-se viáveis. E, quando não se vê obstáculo algum em compreender minúcias de uma teoria (ou teorema) cheia de símbolos, aparentemente obscuros, então conclui-se que esse novo universo é realmente infinito. (Milton Silva)
O jogo Torre de Hanói é um ótimo instrumento de exercício lógico e espacial para alunos de qualquer idade. Como jogá-lo: 1) Compreende 3 pinos e 7 discos. O objetivo é transferir um conjunto de discos sobrepostos, por ordem crescente de seus diâmetros. 2) Só se pode mover um disco de cada vez e sempre o menor sobre o maior. 3) Pode-se iniciar a partir de 2 ou 3 discos, conforme a idade da criança e vai aumentando a quantidade dos mesmos.
Matemática: Há uma lei de formação que estabelece a relação direta entre o número de discos e a quantidade mínima possíveis de movimentos entre eles. Vejamos: 2 discos: mínimo de 3 movimentos; 3 discos: mínimo de 7 movimentos e assim por diante. Dicas: 1) o número base de pinos para os quais se pode mover os discos é igual a 2; 2) a potência (base elevada ao expoente) determina a quantidade de movimentos mínimos.
Desafios: 1) Você é capaz de determinar o número de movimentos para 4, 5, 6, ...12 discos. 2) E se tivéssemos condições de empilhar 64 deles, quantos movimentos seriam necessários?
Estivemos afastados por algum tempo. Desculpe-nos! A partir dessa semana já estamos de volta. Façam seus comentários. Contribua com novas idéias. Obrigado pela sua participação.
5 comentários:
Quando não se aprende algo que lhe não é interessante, pensa-se sempre que seu mundo é limitado.
Quando suspeita-se que pode-se aprender esse algo, o interesse aumenta e as possibilidades de construir sua aprendizagem tornam-se viáveis.
E, quando não se vê obstáculo algum em compreender minúcias de uma teoria (ou teorema) cheia de símbolos, aparentemente obscuros, então conclui-se que esse novo universo é realmente infinito. (Milton Silva)
O jogo Torre de Hanói é um ótimo instrumento de exercício lógico e espacial para alunos de qualquer idade.
Como jogá-lo:
1) Compreende 3 pinos e 7 discos. O objetivo é transferir um conjunto de discos sobrepostos, por ordem crescente de seus diâmetros.
2) Só se pode mover um disco de cada vez e sempre o menor sobre o maior.
3) Pode-se iniciar a partir de 2 ou 3 discos, conforme a idade da criança e vai aumentando a quantidade dos mesmos.
Matemática:
Há uma lei de formação que estabelece a relação direta entre o número de discos e a quantidade mínima possíveis de movimentos entre eles. Vejamos:
2 discos: mínimo de 3 movimentos;
3 discos: mínimo de 7 movimentos e assim por diante.
Dicas:
1) o número base de pinos para os quais se pode mover os discos é igual a 2;
2) a potência (base elevada ao expoente) determina a quantidade de movimentos mínimos.
Desafios:
1) Você é capaz de determinar o número de movimentos para 4, 5, 6, ...12 discos.
2) E se tivéssemos condições de empilhar 64 deles, quantos movimentos seriam necessários?
Pessoal, dê uma conferida nos links que estou recomendando como meus favoritos.
Depois, retornem-me suas impressões.
Websites de Matemática
Sugestão: Prof. Milton Silva
1) http://www.portugaljovem.net/mariolima/matematica/temas/conteudos/geometria.htm - Geometria do Ensino Médio (EM)
2) http://www.calculando.com.br/estados/estados.asp?uf=DF – Ensino Fundamental (EF)
3) http://www.somatematica.com.br/index2.php
4) http://www.matematicahoje.com.br/default.asp
5) http://strato.impa.br/capem_jul2008.html - Vídeos IMPA - Curso Professores EM - IMPA
6) http://rrgoncalez.wordpress.com/ - A matemática de Deus
7) http://www.eduquenet.net/index.htm
8) http://www.edulinks.com.br/
9) http://www.ime.usp.br/lem/ - Laboratório de Matemática da USP
10) http://mathematikos.psico.ufrgs.br/index.html
Estivemos afastados por algum tempo. Desculpe-nos!
A partir dessa semana já estamos de volta. Façam seus comentários. Contribua com novas idéias. Obrigado pela sua participação.
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